Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PERSIANAS E ROLÔS: Saiba Escolher

Cada qual tem uma preferência, quando o assunto é persianas e rolôs.  Existem modelos que dosam a claridade e mantêm a paisagem à vista, outros impedem a entrada da luz no quarto e no home theater, garantindo um escurinho gostoso para animar as sessões de filmes ou aconchegar o ambiente para embalar o sono.
Vou postar aqui para vocês, algumas das dúvidas mais frequentes com relação à persianas e rolôs.
1- Quais os modelos disponíveis no mercado?

As mais tradicionais são as persianas de lâminas, mas existem também as plissadas (feitas de tecidos pregueados) e as romanas (são erguidas dobrando em camadas). Os rolôs, como o nome já diz, são aspeças que, quando recolhidas, ficam enroladas. Quanto aos materiais, há modelos de alumínio, madeira, algodão, poliéster, PVC, fibras naturais e sintéticas.

2- Como combinar a persiana ou o rolô com a decoração?

A peça deve acompanhar a proposta do espaço, sem brigar com os outros itens do ambiente. De forma geral, persianas e rolôs clarinhos funcionam como elementos neutros e vão bem em qualquer estilo de decoração. Madeiras no tom natural, e fibras podem ser usadas para criar um clima despojado ou aquecer um espaço contemporâneo.

3- A persiana ou o rolô precisam ter exatamente o tamanho da janela ou podem ser maiores?

Existem duas possibilidades. Em instalações que ultrapassam o vão, deixa uma sobra na largura de 10 cm para cada um dos lados. Na altura, a sugestão é que a peça venha do teto até 20 cm abaixo do peitoril.
4- Quais modelos vedam o sol, evitando o desgaste de pisos e estofados?

Dependendo do produto, manter a persiana constantemente abaixada significa abrir mão da vista e da claridade. O essencial é que no momento da compra, o cliente procure se informar com o fabricante sobre o grau de bloqueio, que varia entre 90 e 99%.

5- Que modelo de blecaute é recomendado para quartos?

Opte pelo rolô blecaute de vinil (que deve ser fachado à noite e ficar totalmente recolhido durante o dia) escondido em um cortineiro de gesso ou em uma moldura de madeira. Combine o blecaute a uma cortina de tecido ou a outro modelo de persiana, de fibra, tecido ou teto solar. Se seu objetivo não é vedar totalmente a claridade, adote um semiblecaute.

6- Como fazer a limpeza e manutenção?

Para todos os modelos, recomenda-se tirar o pó com mespanador ou pano seco uma vez por semana. A cada duas semanas, limpe com o aspirador de pó (bocal escova). Em locais muito poluídos, caso o material aceite ser molhado, é permitido passar uma esponja levemente umedecida e um sabão neutro.
Outro cuidado muito importante é  evitar que persianas e rolôs batam devido ao vento, pois isso pode fazê-los entortar. Sempre que for deixar os vidros abertos, mantenha a peça recolhida.
7- Que materiais fáceis de limpar são indicados para cozinhas?

Na cozinha, recomenda-se persianas de alumínio com lâminas estreitas para dificultar a fixação de sujeira. Rolôs de PVC também podem ser empregados, pois aceitam a limpeza com esponja umedecida e detergente neutro.

8- Quais são as opções para escurecer o home theater?

Se você tem preferencia por escuridão total na hora de assistir aos filmes, é indicado instalar um rolô blecaute com algum recurso para fechar as frestas laterais, como um xale de tecido encorpado ou uma moldura de madeira. Isso serve para quem tem telão. Em ambientes multiuso, combine o blecaute a um rolô que dose a luz. Caso seja suficiente evitar os reflexos na tela, adote um semiblecaute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.